Aconteceu dia 20 de maio de 2023 o II CHAR com RHSULMA, mais um evento que contribuiu para a busca de Conhecimentos, na perspectiva de aprimorarmos Habilidades necessárias para desenvolver Atitudes exitosas gerando grandes Resultados. Desta vez, o evento aconteceu dentro da programação da Agrobalsas – o maior evento de agronegócio no Maranhão com duração de 4 horas, com apoio financeiro do IBA – Instituto Brasileiro de Algodão através da AMAPA e FAPCEN.
Nessa edição, contou com grandes painelistas como Drª Márcia de Nardin – Juíza do Trabalho TRT 16 desde 2016, Diretora de Secretaria de Vara do Trabalho de 1998 a 2015 no TRT4 Especialização em Relações de Trabalho pela UFRGS, Professora universitária em instituições de ensino superior cidade de Imperatriz Palestrante em Cursos de Mediação e Conciliação nos cursos superiores de Direito e Letras, formação em supervisão de Cejusc pelo Trt15, Professora de curso de pós-graduação em Processo do trabalho. Contou também com a presença do senhor Edison Lira, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Maranhão (ABRH-MA), CEO da Foco Consultancy, atuando há mais de 20 anos como Executivo e Consultor de Gente e Gestão em grandes organizações, possui formação em Administração de Empresas com várias especializações em RH e certificações. Do senhor Jeferson Carvalho -Professor Mestre e Coordenador da Escola de Negócios e da Pós-graduação em Gestão de Pessoas da Unibalsas – Faculdade de Balsas. E Nadya Cristina Sandri – Graduada em processos gerenciais, pós-graduada em gestão de pessoas, larga experiência em RH generalista, 10 anos de experiência em RH.
Cada membro da mesa discorreu sobre temas importantes do setor. O painelista Edison Lira falou do profissional de RH na era digital e da importância do desenvolvimento de competências para atuar no setor de Recursos Humanos, teceu sobre as atuações da ABRH-MA na região. Já a Doutora Juiza Márcia de Nardin – falou acerca da mediação e conciliação dentro das organizações afim de evitar ou minimizar ações judiciais na vara do trabalho. Ponderou que o conceito de CHAR engloba tanto atributos técnicos como comportamentais. Por isso, ao adotá-lo na gestão de pessoas, alarga-se a noção de competências, passando a alcançar todos os fatores que podem contribuir para o desempenho do colaborador, uma outra vertente que gera bons resultados é saber mediar e conciliar. Para encerrar, trouxe vários exemplos de práticas exitosas de questões trabalhista que poderiam ser evitadas ainda na própria empresa. Nadya Sandri, teceu sua fala dentro dos pilares que compõe a sigla do evento, o CHAR. Alertou sobre alguns cuidados que os RHs precisam ter no que se refere ao aproveitamento de funcionários em executar determinadas tarefas e até onde o empregado deve permitir que isso aconteça e de como se precaver para não gerar uma ação trabalhista, por fim, respondeu perguntas e trouxe exemplos de Atitudes positivas que os profissionais de RH precisam desenvolver em suas instituições tornando um RH mais produtivo e eficiente. O painelista Jeferson Carvalho discorreu sua fala em dois pilares do CHAR que são as habilidades e atitudes, como identifica-las em pessoas e como não tornar a proatividade em um ponto critico que possa gerar prejuízos à empresa e finalizou falando da importância da qualificação continuada dos profissionais e que a falta dela pode influenciar nos resultados esperados pela organização.
O evento contou ainda com a participação do Perito Oficial da Trabalho de Balsas, o Senhor José Ribamar Câmara Pinto, Arquiteto e Urbanista, Especialista em Engenharia Ambiental, Pós-graduação em Auditoria e Pericia Ambiental, e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Que faltou de sua atuação profissional em Balsas e exemplos de sinistros encontrados em empresas que impacta diretamente nas decisões judiciais contra ou a favor da empresa.
Para dinâmica de encerramento e interação com o público tivemos no palco Diego do Amaral – Hipnólogo clínico, membro da sociedade brasileira de hipnose e da sociedade cearense de hipnose.
Em suma, II CHAR, atendeu todas as expectativas, com uma participação significativa de 101 pessoas, o evento seguiu sua premissa ontológica de contribuir na formação de profissionais de RH comprometidos com resultados eficazes e capazes de atuarem como agentes de transformação, agregando expertises e experiências com foco na gestão de pessoas e talentos.
No final, Gisela Introvini – Superintendente da FAPCEN, Samaycon Gonçalves – Supervisor Administrativo, Wellington Silva – presidente do RHSULMA e Coordenador Executivo da AMAPA, fizeram o uso da palavra, fizeram agradecimentos e encerram o evento, com um coffee break.
RHSULMA, Uma COMUNIDADE de pessoas, feita para pessoas.