Após 10 meses da última realização, aconteceu em 27/07/2021, a 6ª LIVE DO CONHECIMENTO, tendo como tema principal “Os três fatores fundamentais para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho”, a mesma foi mediada por Wellington Silva (membro da comissão RHSULMA) e teve como palestrante Cezar Henrique – Engenheiro de produção e especialista em RH e comportamento com 11 anos de experiência na área de Recursos Humanos.
Além do rico conteúdo transmitido, esta interação teve também o objetivo de responder algumas perguntas recorrentes entre as pessoas que buscam oportunidade e também às que já estão trabalhando nas organizações.
Após sua apresentação, Cezar iniciou o conteúdo indicando a leitura do livro “O A do CHA – Ram Charam”.
Cezar destacou a importância do recrutador, até mesmo ao falar sobre o processo de recrutamento para o candidato, orientando que este profissional tenha um olhar mais humanizado e compreensivo ao analisar o ser humano que está diante de um processo de seleção.
Quando se falar em separar os três principais tópicos que o recrutador mais analisa, fala-se do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
O recrutador busca saber o nível de CONHECIMENTO do candidato, lembrando que, o conhecimento não se trata única e exclusivamente de certificação.
Muitas pessoas cometem o equívoco e perdem excelentes oportunidades ao pensarem que a única forma de evidenciar conhecimento seria apenas apresentando um certificado/diploma.
Pessoas com capacidades engrandecedoras e com talentos que poderiam contribuir muito com as organizações, por vezes não são percebidas, por não se candidatarem a oportunidades, e assim comentem erros de julgamento equivocado do que é conhecimento.
Importante ressaltar que a certificação é importante e deve ser uma busca contínua, afinal, é uma comprovação de que a pessoa buscou conhecimento para se preparar ainda mais.
No entanto, essa comprovação necessita de aplicação prática e dedicação durante a formação, caso contrário, o conhecimento será raso, e as empresas necessitam de conhecimentos mais profundos.
Com o advento da pandemia, o conhecimento e conteúdo sobre determinadas áreas tornaram-se mais acessíveis em plataformas online, inclusive gratuitos. O candidato que busca conhecer e se aprofundar, demonstra esforço e dedicação, que são comportamentos desejados pelos recrutadores.
É importante o recrutador perceber que você, enquanto candidato, possui conhecimento sobre a área que você se candidatou, e isso acontecerá com a sua demonstração de que o possui.
O comportamento entrega a verdade acerca do conhecimento, em outras palavras, se o candidato está tentando construir uma imagem que não verdadeira, o recrutador certamente perceberá se há propriedade na fala, portanto, seja sempre verdadeiro nas suas informações, isso tira qualquer peso emocional e a energia diante do recrutador será leve e o processo também.
Respondendo a interações do público participante sobre a melhor apresentação do currículo, Cezar deu exemplos com case do que fazer e não fazer no currículo, lembrou que não necessariamente se deve montar um currículo muito extenso, afinal, no momento da entrevista, os pontos relevantes para o recrutador serão perguntados ao candidato.
Lembrando sempre que, ao se candidatar para um oportunidade, o planejamento para organizar o currículo direcionado para as especificidades da vaga é indispensável, já que atualmente o departamento de RH é a menor equipe das organizações.
É muito mais valioso entregar menos no currículo (o necessário para atrair a entrevista) e no momento da entrevista surpreender o recrutador, do que entregar tudo no currículo e faltar assunto na entrevista.
Em outras palavras, seja objetivo e resumido (lembre-se, RESUMIDO, não raso), no currículo e encha os olhos do recrutador na entrevista, inclusive, selecione os cases de sucesso que você teve e que são relacionados com a oportunidade, desta forma, você consegue mostrar para a organização que você é a pessoa certa.
Lembra do CHA? Pois é, levando os seus cases de sucesso, você mostra ao recrutador que também possui a HABILIDADES, e assim você ganha mais confiança para que a empresa possa entregar a você a demanda que ela precisa. Colocar em pratica o que aprende torna você mais hábil no assunto do conhecimento já mencionado anteriormente.
Os cases mostrarão para a empresa que você iniciará sua jornada produzindo para a organização, o que levará menor tempo de adaptação e acompanhamento de velocidade no desenvolvimento da cultura organizacional.
Para se tornar assertivo na explanação de um case de sucesso, faça perguntas dentro do contexto específico para que possa entrar em ação apresentando seu case de sucesso, as perguntas sobre os desafios que a vaga oferece são importantes para que você adeque o seu case à realidade da empresa.
O terceiro elemento mais observado pelos recrutadores é a ATITUDE. Aqui estamos falando da vontade em fazer a diferença, a vontade em fazer acontecer dentro da organização. Qualquer pessoa que queria, de fato, contribuir com a organização, dentro de suas habilidades e conhecimentos, será sempre muito bem recepcionada.
Houve uma interação do público que destacou a “falta de foco” por parte do candidato, atenção especial deve ser dada, nem sempre o que o recrutador julga ser falta de foco, de fato o é.
Isso pode ser um sinal de atitude da pessoa que busca uma oportunidade no mercado e quer apenas uma oportunidade para apresentar seus talentos e relevância para a organização. Outro ponto importante é entender que às vezes a pessoa na verdade não teve orientação de foco ou pode estar passando por problemas pessoais ou ainda mais, nunca houve até direcionamento do seu foco por suas lideranças anteriores.
Cezar orientou os recrutadores a não descartarem logo de cara um currículo sem mesmo antes conversar com o candidato, atualmente existem várias formas de contato, o que facilita a comunicação e assim, diminua a possibilidade de estar desclassificando um candidato que seria a solução para os problemas que visa solucionar com aquela vaga.
Finalizando a LIVE, o mediador Wellington solicitou um contribuição da temática com as pessoas que já estão atuando no mercado. Cezar aconselhou que as pessoas sempre sejam transparentes com suas capacidades e solicitem ajuda para desenvolver algo sempre que houver necessidade.
Afinal, a organização é um sistema complexo formado por subsistemas que por sua vez são formados por pessoas e, ninguém entrega o resultado sozinho, é necessário contribuição e o individualista está fadado ao fracasso dele e se não houver mudança de comportamentos, afeta a performance de toda a equipe, consequentemente, da organização.
Para finalizar, recomendou aos profissionais que desejam crescer na carreira, mas ainda não passaram por promoção dentro de uma organização no decorrer de aproximadamente 5 anos, pergunte-se: em qual ponto você está deixando de mostrar que precisa de ajuda? Com quem você deveria se relacionar e mostrar que pode entregar mais do que entrega atualmente?
Esteja aberto ao trabalho em equipe, ser verdadeiro e expor quando não sabe de algo, solicitar ajuda quando necessitar e continuar evoluindo no sentido de buscar conhecimentos dentro da área que de deseja crescer.
Cezar ainda reforçou que estamos vivendo um período em que os candidatos devem comparecer nas entrevistas sem sentimentos de reclusão da sociedade e/ou até mesmo limitações de entrega, pois o ambiente de recrutamento deve ser neutro e livre de quaisquer julgamentos, todas as pessoas são livres para fazerem suas escolhas.
O tema diversidade nas organizações está muito difundido e com isso os profissionais estão sempre em busca de atualizações e qualificações, tornando-as cada vez mais preparadas para tratarem os seres humanos que estão à sua frente como merecem ser tratados, como humanos. Então, se você receber um convite para uma entrevista, compareça com fé, coragem e livre de qualquer sentimento negativo, pois lá, aguarda você uma pessoa preparada para lhe tratar com todo o respeito que você merece.
Ao final, foi lançada uma pergunta com a premiação de brinde de produtos RHSULMA para a resposta correta.
A LIVE interativa atingiu um público ao vivo de 140 pessoas, teve duração de 1h e até o momento já ultrapassa as 1.150 visualizações na IGTV do RHSULMA.