Em artigo anterior falamos sobre a hierarquia das necessidades humanas ou a pirâmide de Maslow, defendida pelo Psicólogo norte-americano Abraham Maslow. Se você ainda não viu, aconselho a ler antes de prosseguir, você pode ir direto pelo link https://rhsulma.com.br/o-que-motiva-as-pessoas/ e volta para este conteúdo e dar continuidade ao aprendizado.
Neste artigo, vamos tratar de uma outra teoria e esta é mais voltada para o campo do trabalho. É a famosa teoria dos dois fatores, também conhecida como teoria dos fatores higiênicos (ou de manutenção – em algumas literaturas), você também pode encontrar o termo teoria da higiene-motivação.
O propositor desta teoria foi psicólogo e professor norte-americano de grande relevância, ele foi um dos mais influentes no assunto gestão empresarial, Frederick Herzberg.
Esta teoria possui duas vertentes, uma delas está ligada diretamente com as condições de trabalho, essas condições de trabalho podem causar a desmotivação do trabalhador, se percebermos bem estes fatores, observaremos que eles são externos ao trabalhador. A outra vertente diz respeito a propriamente fatores internos, ou seja, o significado que o trabalhador pode dar por si mesmo ao seu trabalho.
Chiavenato (2004), em seu livro “Administração nos Novos Tempos” apresenta os seguintes termos:
FATORES HIGIÊNICOS OU INSATISFICIENTES
Estão associados com o contexto do trabalho, ou seja, com aqueles aspectos relacionados com o ambiente de trabalho.
Neste sentido, a insatisfação está mais ligada com local em que a pessoa trabalha do que com a natureza do trabalho que executa.
FATORES MOTIVACIONAIS OU SATISFICIENTES
Estão relacionados com o conteúdo do trabalho, são as fontes de satisfação no trabalho, conforme apresentado na tabela 1.
Tabela 1 – Fatores Higiênicos e motivacionais
FATORES HIGIÊNICOS |
FATORES MOTIVACIONAIS |
Remuneração | O sentimento com relação ao trabalho em si |
Benefícios (plano de saúde, seguro de vida…) | A progressão na carreira |
Condições de trabalho | O sentimento de responsabilidade |
Relacionamento com colegas | Reconhecimento do trabalho realizado |
Relacionamento com o líder/liderado | O quão se sente satisfeito com o trabalho |
Políticas internas da organização | Sentimento de realização |
Prêmios | Trabalho desafiante |
Confraternizações | Crescimento e desenvolvimento |
Fonte: Elaborado pelo autor do artigo.
Ao compararmos uma coluna com a outra, podemos notar com clareza a afirmação anterior, sobre os fatores externos e o fatores internos ao trabalhador (mas que podem ser trabalhados na empresa com a finalidade de desenvolvimento). Outra percepção possível é dos sentimentos da pessoa. Enquanto um se relaciona com os sentimentos sobre a empresa (fatores higiênicos) o outro se relaciona com os sentimentos sobre o cargo que a pessoa desempenha (fatores motivacionais).
Há uma figura ilustrativa no livro “Administração nos Novos Tempos” de Chiavenato (2004), que apresenta bem a noção de diferença entre estes dois fatores, a figura retrata que os fatores higiênicos podem apresentar-se com menos insatisfação e mais não-insatisfação, em outras palavras, estes fatores não garantem satisfação, porém, reduzem a insatisfação da pessoa, é como se eles atenuassem a insatisfação. Por outro lado, os fatores motivacionais reduzem o impacto dos fatores negativos da não-insatisfação.
Trazendo para o campo da realidade, você certamente já percebeu pessoas que trabalham em empresas com ambientes de trabalho muito bem cuidados, têm bons salários, banheiros separados por gênero, enfim, boa qualidade de ambiente e mesmo assim, existem pessoas insatisfeitas.
Por outro lado, talvez você já tenha percebido ambientes de trabalho que não agregam muito na estética e estrutura física, porém, há pessoas com o sorriso no rosto e o “bom gosto” em trabalhar ali.
No primeiro exemplo ilustrado representei uma empresa atendendo mais os fatores higiênicos e não muito os fatores motivacionais e na segunda, uma empresa com deficiência em na satisfação dos fatores higiênicos com predominância no atendimento aos fatores motivacionais.
É possível que este atendimento não seja estratégico na maioria das organizações, mas sim, decorrentes de modelagens de processos de outras organizações, por isso, cuidado ao tentar modelar padrões e processos sem a assistência de um profissional que poderá lhe dar os subsídios adequados para a implantação estratégica.
Para finalizar, abaixo na tabela 2, deixo uma tabela resumo para o seu melhor aproveitamento.
Tabela 2 – Fatores Higiênicos de manutenção insatisfientes e fatores motivacionais satisfientes
FATORES HIGIÊNICOS – DE MANUTENÇÃO – INSATISFIENTES |
FATORES MOTIVACIONAIS – SATISFIENTES |
Não motivam, visam a prevenção da desmotivação | Visa desenvolver a motivação do indivíduo |
Fazem parte das condições em que o trabalho é realizado | Fazem parte da satisfação com o trabalho em si |
Sentimentos sobre o Ambiente de trabalho | Sentimentos sobre o cargo (atividades que desenvolve) |
Na observação de Herzberg, não aumentam a capacidade de produção | Efeito positivo na satisfação no trabalho |
Impedem perda de desempenho | Aumenta a capacidade produtiva do trabalhador |
Fonte: Elaborada pelo autor do artigo
Se fizer sentido para você, busque perceber na empresa que você trabalha quais necessidades são atendidas, utilize as tabelas para lhe servirem de modelo de estudo na sua organização e siga em frente.
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Por Emanuel Duarte.