COMO SOLICITAR O SEGURO-DESEMPREGO

Existem três formas principais para solicitar o seguro desemprego:

  1. Pelo portal Emprega Brasil: O trabalhador deve acessar o site https://empregabrasil.mte.gov.br  e seguir as instruções para realizar o cadastro no portal. Após o cadastro, o trabalhar deve clicar na opção “Solicitar Seguro-Desemprego” e preencher os dados solicitados. 
  2. Presencialmente em uma unidade do Ministério do Trabalho: O trabalhador deve se dirigir a uma unidade do Ministério do Trabalho, levando os documentos necessários (Carteira de Trabalho, RG, CPF, Comprovante de  Residência, entre outros) e preencher o formulário de solicitação do Seguro-Desemprego.
  3. Pelo aplicativo “Carteiro de Trabalho Digital”: O trabalhador deve baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” em seu celular, realizar o cadastro e acessar a opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Em seguida, o trabalhador deve preencher os dados solicitados e anexar os documentos necessários(Carteira de Trabalho, RG, CPF, Comprovante de Residência entre outros).

 

É importante ressaltar que os documentos necessários para solicitar o Seguro-Desemprego podem variar de acordo com a situação do trabalho, portanto, é recomendado que o trabalhador verifique a lista completa de documentos exigidos antes de realizar a solicitação.

 

 

Por 

Prof. Adriano Neto.

Saiba mais em: 

https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx