Existem inúmeras teorias sobre o tema, mas quero compartilhar com você o conhecimento adquirido em um livro específico que, em alguma parte deste desta leitura você encontrará a recomendação.
Esta leitura dará mais clareza e mostrará um dos caminhos para manter-se produtivo/a. Se você utilizar as dicas deixadas aqui, terá um salto na sua produtividade.
O primeiro ponto que quero destacar com você é na verdade uma pergunta: O que você deseja realizar? Releia a pergunta e busque a resposta que seja verdadeira. Possivelmente você pode estar se perguntando, “sim, mas como saberei se a resposta é verdadeira?” a resposta verdadeira trará para você uma satisfação pessoal quando você visualizar o resultado acontecendo. Lembre-se agora de como você se sente quando realiza algo em que se dedicou, traga para o momento presente o seu sentimento de conquista (tenha isso como exercício diário).
O sentimento é o seu valor sendo atendido. Então, observe bem, o que buscamos atender são os nossos valores e satisfação pessoal.
Agora vou deixar alguns pontos muito importantes para que você possa se manter produtivo.
Os pontos anteriores são muito importantes por duas razões, a primeira delas é: o seu cérebro já sabe o que você busca; a segunda é: você já sabe que emoção deseja atingir. Então você tem o alinhamento de racional e emocional.
Agora, entenda o seguinte, o que torna a pessoa improdutiva é a fragmentação de energia de realização, quanto mais tarefas você tiver para realizar desordenadamente, mais energia você gasta sem atingir os resultados desejados em todas elas.
Você certamente já se pegou em um final do dia frustrado/a por não conseguir entregar aquilo que deveria e por isso sua energia cai, isso é perigoso porque mina a sua motivação.
Não estou falando para você não ter vários objetivos, isso é necessário, no entanto, é imprescindível para você manter a sua produtividade em alta a organização e sobretudo, definir algumas coisas.
Qual a vitória que você precisa ter hoje? Aquele objetivo que, mesmo que outros não sejam realizados, aquele é o principal, aquele é o seu grande significado de vitória naquele do dia. E muitas pessoas generalizam quando se pergunta isso com uma resposta automática: “tudo que faço é o mais importante.” Simplesmente reagir automaticamente dando esta resposta faz você se sabotar e manter-se perdido, somente reagindo aos estímulos do dia a dia. Isso é improdutivo.
Vá para um cômodo totalmente fechado, apague a luz, gire algumas vezes de olhos fechados em seguida abra os olhos, você estará perdido/a sem noção de onde ir para acender as luzes então você começará a andar aleatoriamente e se localizará aos poucos tendo alguns objetos como referência. Você gasta tempo e dependendo do local, você não encontrará o interruptor, você está sendo improdutivo/a porque não tem clareza.
Esta alegoria é para ajudar você a compreender como o seu cérebro se sente quando você não está com os objetivos definidos para aquele dia de trabalho, pergunto novamente para você: O que pode dar para você, no dia de hoje, a grande vitória do dia?
Para manter-se produtivo, defina isso. O que vou falar agora é fundamental para você entrelaçar certos objetivos e assim atingir vários objetivos no mesmo dia.
Os escritores Gary Keller e Jay Papasan descrevem no livro “A única coisa”, no capítulo 2, o “efeito dominó”, que é uma progressão geométrica da energia aplicada nas tarefas. Imagine que cada peça de dominó é uma tarefa, agora imagine as peças (tarefas) enfileiradas, ao derrubar a primeira peça (tarefa), qual a próxima tarefa que terá avanço? E qual a próxima? E a próxima…?
Então, qual a sua primeira peça do dominó?
Saiba que as tarefas não se enfileiram automaticamente para você ir lá e iniciar a derrubada dos dominós, isso é tarefa sua, não terceirize.
Ainda no livro que falei acima, os autores falam que as pessoas de sucesso sabem disso e se concentram em enfileirar as tarefas e identificaram a primeira peça, após isso, se concentram na primeira peça até derrubá-la.
Identifique a tarefa chave que, ao executá-la, as demais tarefas se tornam mais fáceis ou até mesmo desnecessárias e você estará mantendo a sua produtividade em dia.
“A peça-chave é o tempo. O sucesso se constrói sequencialmente. É uma coisa de cada vez.” Gary Keller e Jay Papasan – Livro a Única Coisa, Pag 21.
Coloque prática e analise os resultados, mas lembre-se isso só será possível se você se permitir sair um pouco do automatismo do dia a dia.
Esperamos ter contribuído com você e lembre-se sempre…
“RHSULMA, uma comunidade feita de pessoas, para pessoas.”
Participe dos nossos eventos.