Embora tenhamos uma infinidade de literaturas com teorias, estratégias e técnicas de motivação, uma coisa é certa. E vamos te falar isso ao longo deste texto.
Ao longo da sua trajetória, possivelmente você já passou por isso ou, pelo menos conhece alguém que já passou.
Situações em que a pessoa possuía totais condições de trabalho, atuava em uma empresa renomada, mas, não tinha aquela energia que impulsiona a pessoa.
E esta energia se chama, MOTIVAÇÃO.
O que falta é o motivo que leva para a ação, então eu pergunto para você, qual o principal motivo que leva você para a ação? É gigantesco o número de pessoas que não possui internamente seus motivos para a ação.
Então, diante disso, fica muito claro que, para se manter motivado, é importante ter seus próprios motivos, a sua própria razão para agir.
Para se manter motivado, identifique a sua real missão, isso mesmo, a sua missão onde quer que você esteja.
É muito importante saber diferenciar cargo de missão. O cargo é cumprimento de um determinado papel, enquanto a missão é algo mais sublime, a missão está muito além do cargo. O cargo é o meio pelo qual podemos realizar a nossa missão onde estamos.
Imagine aquela pessoa que atua na área da limpeza de uma empresa, este é o cargo, ou seja, o papel desta pessoa é limpar o chão, simples assim.
Agora esta mesma pessoa identifica a missão dela naquele papel, que seria proporcionar um ambiente agradável, limpo e cheiroso para as pessoas que por ali convivem.
Qual será o resultado?
Eu sei que o dia a dia pode ser e na maioria das vezes é corrido, tem pressão e etc.
Mas, se você ressignificar e colocar a sua missão na organização dentro do seu cargo, você não terá dificuldades, você terá desafios e são eles, os desafios que nos proporcionam o crescimento profissional.
Aí onde você está, a sua vida está em favor de outras vidas, isso é certo. O que te dá mais satisfação e alegria no que você faz hoje? Aí está o que te faz SE MANTER MOTIVADO.
Texto Emanuel Duarte.
“RHSULMA, uma comunidade feita de pessoas, para pessoas.”