EMPATIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

É um tema controverso.

Como pode alguém se colocar em lugar do outro sem tem a mesma visão de mundo do outro?

Como pode alguém se colocar no lugar do outro sem ter a mesma percepção e interpretação de mundo do outro?

São perguntas que não temos respostas concretas. Estas respostas não existem porque cada ser humano é um universo construído a partir de suas interpretações dos eventos que lhes aconteceram.

Empatia é buscar a compreensão do padrão comportamental do outro a partir da própria biografia.

A empatia é um dos pilares desenvolvidos pela Inteligência Emocional. A partir do momento em a pessoa compreende seus pontos forte e suas limitações, passa a compreender que o outro também tem suas particularidades.

O que em você pode ser uma necessidade, por sua vez pode ser algo muito desenvolvido no outro e com a sua compreensão e aceitação das limitações e pontos fortes do outro, pode trazer para você a percepção empática do outro que pode complementar seus pontos que precisam serem desenvolvidos.

A percepção empática do outro pode criar uma percepção empática do outro com relação às suas limitações.

Empatia, portanto, é respeitar o outro e se solidarizar, sem esperar nada em troca. Acredite, no momento certo e mais necessário, seu benefício chegará.

Quando trazemos estes conceitos para o ambiente corporativo, o processo de empatia gera algo muito importante para o relacionamento profissional, o sentimento da necessidade de reciprocidade.

Você pode lembrar daquela pessoa que te deu a mão quando você estava buscando conhecimentos, se sentiu perdido/perdida em alguma área de conhecimento. Aposto que você lembrou de alguém agora e você estaria disposto/disposta a dar o apoio para a pessoas que contribuiu genuinamente com o seu desenvolvimento.

Tenha visão empática, compreenda a limitação e pontos fortes do outro.

“RHSULMA, uma comunidade feita de pessoas, para pessoas.”